Zeca! Zeca! Zeca!
Eu sou tão acostumado com meu apelido "Zeca", que se me chamam pelo nome "José Carlos" custo a atender, tenho que processar e entender que é a mim que chamam.
Eu sempre fui Zeca, mesmo antes de nascer. E olha que naquele tempo não existia ultrassom para se saber, com antecedência, o sexo da criança.
Em minha família quase todos tem a letra "C" no início do nome, começando pelos meus pais: Carlos Humberto e Celeste. Os meus irmãos mais velhos têm nomes começando pela letra "C": Cláudio (Cadico), Clarice (Cicinha ou Ciça), Clorisa (Clô - eu, quando pequeno, a chamava de "Lisa"). Depois veio o Italo... sei, letra "I", porém não era este o nome dele ao nascer. Ao nascer, recebeu o nome de Clóvis, e assim fora anunciado aos parentes e amigos. Mas esta é outra história!
Então, o "José Carlos-Zeca", de onde surgiu? Foi assim:
Até então, eram só os quatro filhos, mas uma mãe, provavelmente solteira, dera à luz um filho no hospital de Lavras e lá o deixou para adoção. E, sendo Lavras uma cidade pequena, a notícia logo se espalhou e chegou na casa de meus pais. Parece-me que, inclusive, o povo fazia visitas ao hospital só para conhecer a criança. Prontamente meus irmãos começaram a pedir para que meus pais o adotassem. Diz que pediam quase que em côro, uníssonos: "Vamos adotar o Zeca! Vamos pegar o Zeca para nós!"A que meus pais respondiam que não, de maneira nenhuma, pois já tinham quatro filhos e não queriam mais um: "Para que mais um, só para incomodar? Não!"
Mas, coisas do destino... minha mãe ficou grávida novamente, aos 39 anos, coisa dificil naquele tempo também. De pronto, todos anunciavam e faziam torcida: "É o Zeca que vem aí! Claro que é o Zeca. Tem que ser o Zeca!..."
E era... e assim eu ganhei este apelido, antes mesmo de nascer. O Cadico queria que o nome do irmãozinho fosse "Zécarlos", hehehe. Meus pais queriam apenas "Carlos" como meu pai, mas se o apelido seria Zeca, tinha que ter José no nome. E, então, fui registrado como "José Carlos".
Eu não conheci o Zeca do hospital ( gostaria de tê-lo conhecido!), mas diziam que era loirinho e de olhos azuis, e é tudo o que sei sobre ele.
5 Comments:
Que incrível!
Acho que és um caso raro em que o apelido veio antes do nome!!
Muito bom saber que se é tão esperado e desejado, mesmo antes de nascer! Teus irmãos foram atendidos e, hoje, só têm a agradecer por isso!
Conta a história do Clóvis!! Heheheh!
Tuas fotos são maravilhosas e a montagem ficou perfeita!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Estou gostando muito de ler seu blog, Zéca. Parabéns. Continue escrevendo que já virei fã de carteirinha!
Zeca...só tu mesmo...mas é originalíssimo...como tudo que fazes...um grande beijo!!
Oi...achei muito legal a história do teu nome, mas sabe que contada ao vivo é bem melhor, tem outro sentido...
Postar um comentário
<< Home