sábado, junho 03, 2006

Zeca! Zeca! Zeca!


Eu sou tão acostumado com meu apelido "Zeca", que se me chamam pelo nome "José Carlos" custo a atender, tenho que processar e entender que é a mim que chamam.
Eu sempre fui Zeca, mesmo antes de nascer. E olha que naquele tempo não existia ultrassom para se saber, com antecedência, o sexo da criança.
Em minha família quase todos tem a letra "C" no início do nome, começando pelos meus pais: Carlos Humberto e Celeste. Os meus irmãos mais velhos têm nomes começando pela letra "C": Cláudio (Cadico), Clarice (Cicinha ou Ciça), Clorisa (Clô - eu, quando pequeno, a chamava de "Lisa"). Depois veio o Italo... sei, letra "I", porém não era este o nome dele ao nascer. Ao nascer, recebeu o nome de Clóvis, e assim fora anunciado aos parentes e amigos. Mas esta é outra história!
Então, o "José Carlos-Zeca", de onde surgiu? Foi assim:
Até então, eram só os quatro filhos, mas uma mãe, provavelmente solteira, dera à luz um filho no hospital de Lavras e lá o deixou para adoção. E, sendo Lavras uma cidade pequena, a notícia logo se espalhou e chegou na casa de meus pais. Parece-me que, inclusive, o povo fazia visitas ao hospital só para conhecer a criança. Prontamente meus irmãos começaram a pedir para que meus pais o adotassem. Diz que pediam quase que em côro, uníssonos: "Vamos adotar o Zeca! Vamos pegar o Zeca para nós!"A que meus pais respondiam que não, de maneira nenhuma, pois já tinham quatro filhos e não queriam mais um: "Para que mais um, só para incomodar? Não!"
Mas, coisas do destino... minha mãe ficou grávida novamente, aos 39 anos, coisa dificil naquele tempo também. De pronto, todos anunciavam e faziam torcida: "É o Zeca que vem aí! Claro que é o Zeca. Tem que ser o Zeca!..."
E era... e assim eu ganhei este apelido, antes mesmo de nascer. O Cadico queria que o nome do irmãozinho fosse "Zécarlos", hehehe. Meus pais queriam apenas "Carlos" como meu pai, mas se o apelido seria Zeca, tinha que ter José no nome. E, então, fui registrado como "José Carlos".
Eu não conheci o Zeca do hospital ( gostaria de tê-lo conhecido!), mas diziam que era loirinho e de olhos azuis, e é tudo o que sei sobre ele.

5 Comments:

At 9:28 PM, Blogger Ana said...

Que incrível!
Acho que és um caso raro em que o apelido veio antes do nome!!
Muito bom saber que se é tão esperado e desejado, mesmo antes de nascer! Teus irmãos foram atendidos e, hoje, só têm a agradecer por isso!
Conta a história do Clóvis!! Heheheh!
Tuas fotos são maravilhosas e a montagem ficou perfeita!

 
At 9:43 PM, Blogger Tania Velázquez said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 9:46 PM, Blogger Tania Velázquez said...

Estou gostando muito de ler seu blog, Zéca. Parabéns. Continue escrevendo que já virei fã de carteirinha!

 
At 12:46 AM, Anonymous Anônimo said...

Zeca...só tu mesmo...mas é originalíssimo...como tudo que fazes...um grande beijo!!

 
At 1:20 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi...achei muito legal a história do teu nome, mas sabe que contada ao vivo é bem melhor, tem outro sentido...

 

Postar um comentário

<< Home