sábado, novembro 18, 2006

A Lareira da Tia Gasparina



Atendendo aos suplícios da Clarice que, diz ela, não agüenta mais acessar meu blog e ver o post anterior e aproveitando que eu estava devendo a um pedido da Thelma, aqui vai a história:
eu e minha família moramos em várias casas. Em Lavras tínhamos a nossa casa, mas quando fomos morar em São Sepé trocamos várias vezes de endereço, até a nossa ser construída.
Em todas elas, um móvel sempre era elegido para ser a nossa "Lareira da Tia Gasparina". Geralmente um móvel que ficasse na entrada principal, ou próximo a ela. Era escolhido sem nenhuma votação, apenas pela comodidade de, ao entrar-se em casa, ser um local fácil onde pudéssemos largar a pasta da escola, uma correspondência, uma chave, óculos de sol, ou ainda, um pacote de bolachas, um copo vazio, no caminho de volta da cozinha, enfim, qualquer objeto pequeno.
Minha mãe vivia juntado todos eles e colocando-os em seu devido lugar, mas nunca sem antes reclamar:
"Este balcão até parece a lareira da tia Gasparina!!"
Bem, a Tia Gasparina e o Tio Nico ( tios de meu pai) moravam em uma linda casa no centro de Lavras que, como toda boa casa lavrense, tinha um linda e enorme lareira. Um balcão que ia de uma parede à outra da sala. Como eram fazendeiros, passavam a maior parte do tempo
"lá fora" ( na fazenda). A casa da cidade somente era usada com freqüência nos meses de inverno. E a sala da lareira era a mais usada, fosse para o estar da família ou para receber as visitas.
Conta a lenda que ela era muito sovina, pão-duro mesmo! E a melhor maneira de ter controle sobre tudo o que fosse consumido em casa, era manter tudo à vista, à sua vista! E qual melhor lugar para tal? Qual? Isso mesmo, o balcão da lareira!!!
Dizem que ali ela guardava ovos, açúcar, biscoitos, frutas, bolachas, rapadurinhas, compotas, todo o tipo de guloseimas que mantinham em casa. E um agravante: as empregadas tinham como ordem de serviço ao fazerem as tais rosquinhas, rapadurinhas, biscoitinhos... providenciarem uma fornada que saísse bem dura, pois estas seriam oferecidas às visitas e a elas, empregadas da casa. Deste modo, não comeriam muito! Ouvi falar, ainda, que se uma empregada quebrasse um objeto era obrigada a usar um colar, feito com barbante e um caco da louça quebrada, que fosse, durante um mês. Assim conta a lenda!
Em minha casa, também tenho a minha "lareira da tia Gasparina". É um móvel antigo, colocado logo na entrada. Sempre deixo ali o cigarro, isqueiro, chaves, óculos, correspondências, jornal, celular. Na cadeira ao lado fica a bolsa, casaco ou camiseta (por vezes 3 ou 4). As vezes olho e penso: "Até parece a lareira da tia Gasparina!"
Já sei que está na hora de organizar tudo e guardar cada coisa em seu lugar.

5 Comments:

At 1:15 PM, Blogger Ana said...

Delícia de história!
Heheheheh!
Conta maaaissss!!

Beijooosss!!!!!!!!

 
At 6:15 PM, Blogger Rosamaria said...

Hahahahaha

Como sempre tuas histórias são ótimas! Eu tb tenho a lareira onde fica tudo o que vcs deixam.

Quando estava grávida da Pati ficava tudo em cima do balcão na entrada e junto, uma compoteira japonesa, lindíssima, que tinha ganho de casamento, sempre cheia daquelas bolachas recheadas que eu faço. Antes de acabar fazia de novo. Resultado: engordei demais, me cortaram as tais bolachas e os guris, junto com primos maiores, quebraram minha linda compoteira jogando futebol.
E compoteira é lugar de guardar bolachas??? Ela não era transparente e pouca gente sabia o que tinha dentro. Hoje o balcão não está mais na entrada, por isso usamos a lareira.

Conta mais!!!!!!!

Bjs.

 
At 12:13 AM, Anonymous Anônimo said...

olaa!!!
muito legal a historiaaa!!
mas quero sabe uma coisa qual a casa q não tem a lareira da tia Gasparina?!
hehehehehe
acho q eu tenho uma ateh dentro do meu quarto!!
hehehehe
mas muito legal a historia!!
bjusss

 
At 11:47 AM, Blogger Thelma said...

Cooooooonnnnta mais, Zeca!!!! A minha casa toda está igual a lareira da Tia Gasparina. Yessss!!!! Vem aqui ver!
Beijos. Que bom que estás de volta, guri!

Eu vi o filme Osama tb e logo que soube da história de Nadia lembrei dele. Como tu. Tristeza!

 
At 10:43 AM, Blogger Telejornalismo Fabico said...

*

huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhhuá

a tua tia era nazista!
essa de punir o infrator deixando nas fuças dele o erro por 24h por dia é coisa pra lá de requintada.

e fazer comida dura pra espantar visita, é digno de manual de bem receber.

essa tua tia devia ser uma coisa.



*

 

Postar um comentário

<< Home