terça-feira, junho 05, 2007

Assalto à geladeira


Há pouco desliguei o celular. Estava conversando com a Mirella, uma amiga chapecoense. Na verdade uma gaúcha, filha de Pelotas. Ela me ligou e ficamos conversando por mais de uma hora... falamos sobre quase tudo, de e-mails trocados à previsão do tempo!
Ela se queixou do frio e da casa fria, das quantidades de roupas a serem usadas e da impossibildade de sair à noite. Comentei que me sinto bastante a vontade com o frio e que as janelas do meu apartamento sempre estão com pelo menos um palmo entreabertas. No meu quarto, quando vou dormir, diminuo para meio palmo. Não sei dormir fechado. Fechar a porta do quarto, então, nem pensar!
Conversa vai, conversa vem, comentei que sempre levanto na madrugada para "assaltar a geladeira". Que uma vez acordado tenho necessidade de levantar para comer alguma coisa, do contrário não consigo retomar ao sono.

- "Ah, Zeca, então vou te falar uma coisa: é a segunda pessoa da família que me fala a mesma coisa. A Clarice sempre comentou comigo que lá pelas três, três e meia, sempre levanta para tomar um café e comer alguma coisa para conseguir dormir de novo."

-Lógico, todos nós somos assim. Todos levantamos na madrugada para um lanchinho!

-"Que coisa estranha! Nunca ouvi falar de outra pessoa que tivesse este hábito!"

-Eu também não, Mirella!

Sempre que comento com amigos sobre este hábito, todos acham muito estranho. Dizem que jamais levantariam à noite para comer, ainda mais numa noite fria de inverno.
Pois eu, depois que acordo, só consigo dormir novamente após um lanche. Seja uma bolachinha recheada ou um wafer com café, uma fruta ou, ainda, uma fatia de carne assada fria que sobrou do jantar.
Este lanche na madrugada é herança de nossos pais. Fomos acostumados com ele desde a infância. Meus pais acordavam na madrugada para "fazer uma boquinha" e nos tiravam da cama para que também comêssemos. No inverno, nas noites mais frias, não saíamos da cama. Minha mãe levava um leite quente com marcela e umas bolachinhas, e comiamos na cama mesmo, por vezes dormindo.
Quando nos reunimos, na madrugada sempre há um encontro na cozinha. Chega um, depois o outro e depois o outro... até que vira uma bela reunião de irmãos. Um come uma bolacha, outro uma fruta... uma coca-cola, um pedaço de bolo... até que alguém resolva tirar a sobretoalha da mesa , passar um café quentinho, fazer uma torrada...
Daí, a conversa flui até que um se dê conta:

- Vamos dormir, hein!? o dia já está quase amanhecendo.

3 Comments:

At 7:11 PM, Blogger Unknown said...

Que loucura, Zeca!

Dessa eu não sabia! Viu só, tens muito pra escrever aqui até nós conhecermos todas as manias da família.
Já aconteceu de eu levantar pra assaltar a geladeira, mas quando vou dormir tarde e me dá fome ou vontade de comer doce. A mãe sempre dizia que não devemos dormir com fome. Mas daí até levantar pra fazer lanche no meio da noite, nunca tinha visto!

Bjs.

 
At 12:38 PM, Blogger Telejornalismo Fabico said...

*



isso é complexo de magro.
que quer ficar gordo.
vulgo 'regime de engorda'.

eu conheço uma mulher que ia dormir com as galinhas: nove horas já na cama. por volta das duas, ela levantava, assava bolo, fazia café, comia e voltava a dormir. levantav pelas seis, louca de fome e pra devorar o que restou do bolo.

putz, aja metabolismo.

e agora que vc contou isso, vou ser obrigado a chamar a clarice de gorda, né?




*

 
At 4:16 PM, Blogger Ana said...

Humpf! Bem que tu podias ter mantido a tradição enquanto esteve aqui em casa!
Eu ia adorar levantar, no meio da noite, pra assaltar a geladeira contigo! Podíamos até ter organizado o cardápio!! :)))

 

Postar um comentário

<< Home