sábado, dezembro 16, 2006

Pão Recheado



Hoje ganhei um panetone, presente de Natal. Li, no blog O estranho mundo de Xôn, sobre um pão e uma padaria inesquecíveis. E, no Roccana, uma receita de pão, que parece ser muito saboroso.
Outro dia, no supermercado, li um banner que anunciava o panetone de fabricação própria: novinho, fresquinho... Engraçado, sempre acreditei que este pão era feito para ser saboreado depois de vários dias. Pelo menos é umas das historias que eu sei, que ele era feito dias antes do Natal, para que o padeiro não tivesse que trabalhar na véspera. Bem, o que importa é que é uma delicia mesmo. Eu acho!
Mas, na minha infância, não existia o pão cacetinho, de 50g. Em Lavras existia somente a "taleira de pão": uma taleira, um quilograma de pão. Meia taleira, meio quilo. E tinha, também, a taleira de "quarto de quilo". Depois que saí de lá, nunca mais ouvi falar este termo. Coisas da Lavrinha! E que delícia que era ir comprar o pão e, no caminho de volta para casa, comer o bico do pão, os dois bicos! Hummm!
Ah, outro dia, na Padaria Chave de Ouro, em Santa Maria, encontrei o que seria uma meia taleira de pão! Claro que levei para casa e me deliciei com o pão cortado em fatias, grossas fatias. E com muita manteiga!
Na minha casa só se comprava o pão d'agua, francês ou cervejinha. Eu adorava tomar o café da tarde na tia Suely, pois lá sempra havia o pão doce, com um creminho amarelo recheando e açúcar colorido na cobertura. E o pão cabrito, sovado, no formato de uma mão. Deliciosos!!!
E o pão feito em casa? O feito lá em casa não tinha graça. Bons mesmo eram os feitos nas casas das tias. Pela Eleni, pela Ercy...
E tem aquela história de um pão recheado:
Aconteceu há muitos e muitos anos, lá em Lavras, claro.
Numa certa manhã os clientes voltavam àquela padaria e pediam mais do pão que haviam levado mais cedo. O proprietário, lógico, oferecia o pão d'agua, que era o pão feito na madrugada.
-Não... quero daquele outro. Daquele que eu levei hoje de manhã cedinho. Um pão recheado, muito gostoso!
Ele não sabia de que pão se tratava, não entendia muito bem e a pessoa acabava levando o pão comum.
Depois de vários pedidos pelo tal pão, o tal proprietário, encasquetado, foi questionar o padeiro.
Para sua surpresa, lá estava ele, deitado, dormindo, bêbado... a roupa ainda suja de um, digamos, certo conteúdo de seu estômago que havia saído pela boca, na hora em que amassava o pão feito na madrugada.
É, mais cuidado na hora de comprar pão!

7 Comments:

At 5:47 PM, Blogger Telejornalismo Fabico said...

*


nunca ouvi falar em 'taleira': era quilo, meio e um quarto.

agora, 'cacetinho', convenhamos, tu quer causar sensação com o RESTO do país.
só faltou dize que o 'cervejinha' também é chamado de 'bundinha'.



*

 
At 5:03 PM, Blogger Ana said...

Arghhhhh!

Não acredito nesta história de pão recheadooooo!!! Zécaaaaaaaaaaa!!!

Mas claro que me lembro da taleira! E do pai, mandando o Jorge (lembra dele?) comprar cervejinha pro café e ele chegar com meia dúzia de garrafas de cerveja, geladinha!! E, com certeza, pensando que o Donairão tinha pirado! Heheheheh!

 
At 1:35 AM, Blogger Marcia said...

que coisa mais nojentinha, zeca.
tá parecendo a história do velho do saco. :P

 
At 7:56 PM, Blogger Luiz Felipe Botelho said...

Eca, Zeca!
É pior que a perna de barata que encontrei num pão integral pensando que era um "pedação de trigo".

Olha, tem mensagem de Natal no Liperama que tb quero partilhar contigo.
Abraço

 
At 2:53 PM, Blogger Rosamaria said...

Que nojeira, Zeca!

A taleira era só em Lavras mesmo, aqui nunca ouvi falar isso. Lembro do Carlos, da padaria do seu José, que entregava pão de porta em porta. Pelo menos era tapado, pq eu vi coisas que um dia te conto pessoalmente.

O café da tarde era a refeição mais importante pra mãe e servido às 4 horas em ponto. Às vezes a gente não tinha fome, mas tinha que tomar pq estava na hora. E sempre tinha coisas boas.
Quando eu era criança, levavam uma mesa pra área, fora da cozinha, que tinha uma sombra boa e eu enchia com minhas amigas, elas adoravam tomar café lá em casa.

Bons tempos, Zeca, bons tempos!!!!

Bjs.

 
At 7:05 PM, Blogger Ana said...

Feliz 2007, Zequinha!

Com muitas alegrias, sucesso e muito amor!

Grande beijo!

 
At 7:11 PM, Blogger Thelma said...

Um felicíssimo 2007 para ti, Zeca!!!! Beijos e abraços

 

Postar um comentário

<< Home