segunda-feira, maio 28, 2007

Tia Tereza, Rosa Clotilde, Rosane...


Quero contar para vocês que não me lembro de quando vi a Tia Tereza pela primeira vez, nem a Rosa Clotilde.
Lembro que a Tia, seguidamente, ia a Lavras nos visitar, e a toda família, claro. Penso que eu sempre soube que a tia Tereza era minha tia e a Rosa Clotilde minha prima, e naturalmente assimilei esta convivência.
Mas lembro que eu desejava uma bicicleta. Eu já tinha uma, ou melhor, eu tinha um triciclo, brinquedo de criança! mas eu queria uma bicicleta de verdade, de duas rodas... duas rodas grandes!
Um dia eu tive uma noticia ótima: minha mãe iria a Porto Alegre e na volta traria, para mim, uma bicicleta... uma bicicleta de duas rodas... uma bicicleta de duas rodas grandes!! Mas fui prontamente avisado: a bicicleta era usada, seria presente de uma prima que já não a usava mais. Que me importava isso, usada.... não tinha a menor importância. O que importava é que era uma bicicleta de duas rodas grandes!E para mim, claro, era uma bicicleta nova! Novíssima!
Mas, quem seria esta prima que faria essa gentileza? Prima de Porto Alegre era a Rosa Clotilde... seria ela? ou talvez a Rejane, filha da tia Ida?(elas também moravam em Porto Alegre). Ah, esta prima se chamava Rosane... a filha mais moça da tia Tereza! Não conhecia ela...não tinha a menor idéia como era, o q fazia, nunca tinha visto, etc... mas já comecei a gostar dela.
Bem, um dia a minha bicicleta chegou, foi uma festa! Uma bicicleta de duas rodas grandes, marca "Axel". Em outra ocasião conto como era: cor, detalhes, o primeiro tombo e tudo o mais... e algumas aventuras com ela também.
E, em uma tarde, eu estava trepado na amexeira que tinha no pátio da tia Clélia, coisa que eu adorava fazer. E o tempo passava, a imaginação corria solta... e uma menina gordinha entrou pelo portão perguntando pela tia Clélia. Não me lembro qual foi a minha resposta, mas lembro da menina: como eu já disse, gordinha, cabelo pretos lisos, corte estilo "Chanel"de franjinha, uma jaqueta amarela. E o que mais me chamou atenção: óculos de lentes coloridas.
Depois fiquei sabendo que as lentes podiam ser substituidas por outras de outras cores. O máximo!!!
Mais tarde a revelação:
-Então essa é a prima Rosane! ! A prima da bicicleta!?
E isto também queria contar p vocês: se a Tia Tereza e a Rosa Clotilde sempre fizeram parte da minha vida, a Rosane chegou na minha vida desta forma muito especial! Mas vou logo avisando: amo-as com o mesmo carinho! Elas sabem disso!
E se alguém de vocês não conheceu a Tia Tereza, perdeu a oportunidade de ter convivido com uma grande mulher, um grande ser humano, uma carinhosa tia! E quanto a Rosa Clotilde e a Rosane, vamos torcer para que estejam na próxima festa da família.
Que venham do nordeste, pois estamos com muitas saudades!
*essa história eu contei lá no La-Roccando, em 21 de maio de 2006 e acessando o link poderás visualizar, também, os comentários.