quarta-feira, junho 13, 2007

Licínio Cardoso, conterrâneo!

Foto copiada daqui

Todos os dias sempre dou uma olhada em vários sites de notícias. Hoje, no portal da rbs, encontrei uma votação sobre quais seriam os "10 gaúchos que marcaram a história". Claro que fui conhecer os candidatos e votar.
Senti falta, na lista, de um conterrâneo: Dr. Licínio Athanázio Cardoso.
Confesso que por muitos anos ignorei sua intelectualidade. Embora acostumado com o seu nome - em Lavras ele o empresta à uma praça, onde há seu busto em bronze, e à uma escola - pouco soube sobre este ilustre lavrense. Ou quase nada. Na escola nunca nos ensinaram quem ele havia sido... lembro de perguntar quem era o homem da praça, e sempre a resposta era a mesma: um médico!
Somente quando estava na Universidade que um amigo, recém formado em Medicina e que fora a Buenos Aires fazer um curso sobre homeopatia, me perguntou se eu era de Lavras do Sul, conterrâneo de Licínio Cardoso. Eu confirmei, mas... sim e daí? Então ele me contou que este médico lavrense havia sido um dos precursores da homeopatia no Brasil. Citado, estudado, recomendado e respeitado em todos os estudos desta matéria. Mundialmente conhecido e reconhecido!
A partir de então, sempre que tive oportunidade, procurei ler sobre ele. Descobri que escreveu tratados, teses e teorias sobre matemática, mecânica, sociologia... além, é claro, estudos sobre homeopatia. Fundou, no Rio de Janeiro, o Hospital e Faculdade Hahnemanniana, dedicados ao estudo da homeopatia, em 1915. Descobri que ele não é nome de praça somente em Lavras, mas também em vários lugares do Brasil e até na França. (existe um historiador - pena que não localizei a pagina na internet - que já fez um estudo sobre todos estes monumentos: localização e estado de conservação).
Bem, sabedor disso, é claro que remeti e-mail à Rádio Gaúcha contestando a ausência de seu nome em tal lista. E acredito que não é somente a historia do Rio Grande do Sul que não faz justiça ao seu vulto.
Impossibilitado de dar meu voto ao meu conterrâneo, optei por Getúlio Vargas.

10 Comments:

At 4:29 PM, Blogger Ana said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4:30 PM, Blogger Ana said...

Super post, Zéca!
Na época em que estudava no Ginásio (Licínio Cardoso, claro!), estudávamos a biografia dele e cantávamos o hino:
"Há 2 de maio, nasceu Cardoso
Em berço humilde, nada formoso..."
Tinha uma parte que dizia:
"Lavrense célebre, são raciocínio
Salve, oh, Licínio!
Salve, oh, Licínio!!"
Heheheh! É divertido lembrar!

 
At 4:31 PM, Blogger Ana said...

Ahh! Tem um convite pra ti, no meu blog!
Acabas de receber o selo "Blog com Tomates! Sinta-se tomatado!

 
At 6:27 PM, Blogger Rosamaria said...

Eu tb lembro do hino do tempo de ginásio. Bah! Me emocionei só de lembrar.

Que bom, Zeca, lembrar daquele tempo! E que bela homenagem fizeste a ele!

BJs.

 
At 6:28 PM, Blogger Rosamaria said...

Quanta 'lembrança'! Escrevi e não li.

 
At 2:37 PM, Anonymous Anônimo said...

Pois é, Zeca Lavras tem dado ao mundo grandes lavrenses, Licínio, Paulo José, José Neris da Silveira.Pena que este homens não sejam reverenciados pelos lavrenses.Paulo José até foi homenageado num carnaval.Mas, pelo o que sei, e por favor me corrijam se estiver passando informação errada, é que o busto do Licínio foi removido da praça a qual leva o seu nome , para dar lugar a uma "casinha" para os taxista.
Bjos

 
At 5:40 PM, Blogger Carmencita said...

O que você quer? Me chamar de ectoplasma de novo?

Fui!

Pfui!

 
At 2:18 PM, Anonymous Anônimo said...

O busto não foi removido para dar ligar à "casinha". Foi apenas realocado, mas permanece na praça - em posição destacada, inclusive.

 
At 5:41 PM, Blogger Guy Marsyl said...

Na década de 50/60 andei muito de bonde da linha 79 - Licínio Cardoso. Nunca soube o que era e onde ficava este local até hoje. mai-09

 
At 12:05 AM, Blogger Unknown said...

Olá: alguns anos depois no dia da homeopatia, gostaria de dizer-lhe, como membro da Liga Homeopática do RS que Licínio Cardoso não está esquecido. Claro, muito poucos são os que conhecem sua biografia, entre as quais me incluo, mas apenas por ser homeopata e ter frequentado a biblioteca da LHRS onde há muito tempo atrás encontrei um livro de sua filha com páginas sem recorte. O que eu queria mesmo te dizer aqui é que amanhã, 21 de novembro de 2016 estaremos no parque da Redenção prestando homenagem a Licínio e reinaugurando a restauração do seu busto que já foi vandalizado. Será recolocado tantas vezes quantas forem necessárias pois temos o contato do escultor restaurador que foi a Lavras do Sul retirar o molde do busto lá colocado em 1952, 100 anos de seu nascimento, quando foram inaugurados os 2 bustos, sendo o da Redenção pelo governador Ernesto Dorneles.
Um abraço
Ben-Hur Dalla Porta

 

Postar um comentário

<< Home