domingo, setembro 23, 2007

D. Joaninha, minha madrinha!

D. Joaninha - imagem capturada no orkut da Ieda


Das minhas lembranças de infância uma é que eu era uma criança muito arteira (sapeca, travesso...).
Eu brigava na rua (instigado pelo Italo, claro!), dizia palavrões, me botava nas pessoas ( agressão a ponta-pés e tapas)...
E sempre era castigado por minhas travessuras, embora o Italo garanta que eu fui o menos repreendido por meus pais. Lembro bem que tomei muito laço de chinelo, de relho, de vara de marmelo e, claro, boas palmadas.
Havia lá em Lavras uma senhora que vendia doces de porta em porta. Percorria todas as ruas da cidade vendendo deliciosos puxa-puxas, pirulitos, negrinhos... Dona Joaninha, este é o nome dela. Eu a conhecia, não só por ser seu freguês, mas também por ela ser a mãe da Ana Céres e da Ieda, colegas de escola da Clô.
Uma vez, não sei qual tinha sido minha travessura, mas eu já corria pelo jardim da frente da casa tentando escapar de mais uma surra. Claro que já chorando e berrando...
Do outro lado da rua passava, neste momento, a d. Joaninha, com sua cesta de doces. Quando ela percebeu que eu corria, porque seria castigado por minha mãe, a custa de mais uma travessura, ela intercedeu a meu favor. Atravessou a rua e veio pedir para que eu não fosse castigado desta vez, afinal eu era um bom menino, educado, gentil... e que não faria novamente seja lá o que eu tivesse feito. Eu concordei imediatamente, lógico.
Ânimos acalmados, ela me fez prometer não repetir as travessuras e me disse:
-"Eu te salvei, então a partir de hoje serei tua madrinha e tu meu afilhado. Quando estiveres em apuros me chama que eu venho te salvar, certo?"
Eu balancei a cabeça acenando concordar. E daquele dia em diante sempre que nos encontrávamos lhe pedia a bênção, e ela respondia:
-"Bênção, meu afilhado!"

7 Comments:

At 8:54 PM, Blogger Unknown said...

Zeeeca!!! Que saudade das puxa da Joaninha!!! Nunca mais comi igual! Eu guardava cada troquinho pra ir lá comprar e até depois que tive os guris ia lá, eles tb adoravam.

Tu tinha que atualizar mais seguido este teu blog pra deixar a gente mais feliz.

Bjs.

 
At 5:08 PM, Blogger Unknown said...

Que lindas lembranças!
A Joaninha morava a poucos metros lá de casa... Adorava ir e sentir o cheirinho das delícias que ela fazia!!
A primeira casa que ela chegava, quando saía para vender era a minha! Coisa boa! O pai sempre comprava...
Ela dizia que o pai era o namorado dela e eu ficava meio injuriada! Heheheh!

 
At 5:14 PM, Blogger Unknown said...

Esta foto é recente! Ela está aposentada e mora em PoA com as filhas! Saudável, lúcida e mandona, como sempre!

Saudades!

 
At 3:07 PM, Blogger Rosamaria said...

Pobre da Joaninha parada aqui neste blog há mais de 5 meses!!!
Te apercanta, guri, e atualiza este blog.
Bjim.

 
At 8:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Mas eu não tinha visto ainda!
Também gostava dos doces da dona Joaninha.
Aqueles pirulitos de açúcar queimado, com formato de chupetas, eram dela?
saudades...

 
At 10:04 PM, Blogger Tania Velázquez said...

Zéca, que coisa boa rever a dona Joaninha, aqui no seu blog!
Eu adorava os puxa-puxas que ela fazia.
Acho que nunca comi nada igual. Lá na praia, sempre comprava para o meu sobrinho e quando eu dizia que aquele nem se comparava aos da dona Joaninha, meus primos diziam que eu tinha mania dos "sabores da infância", querendo dizer que todos eram iguais, mas as recordações ligadas à Lavras e às pessoas, deixavam na minha mente, o sabor dos melhores do mundo...
Beijos e escreva sempre, porque já te linhkei novamente no meu blog. Quando mudei o layout os links sumiram.

 
At 12:13 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu amigo, cheguei aqui pela Rosamaria. Vim lhe desejar um feliz aniversário e volto mais tarde para ler com calma os seus posts.

 

Postar um comentário

<< Home